Plaats reactie

Informações sobre meu bisavô português que veio para o Brasil antes de 1900.


Moderator: landerset

valbmendes
valbmendes
Berichten: 6
Olá! Sou brasileira e há cinco anos busco por informações sobre meus bisavós, principalmente meu bisavô. Não tenho experiências em pesquisas familiares. Apenas sigo meu coração e me emociono muito com a busca por informações.
Meu pai e tios contam que meu bisavô, a esposa e um dos filhos vieram para o Brasil em um navio e acham que deixaram alguns filhos em Portugal. Não têm certeza.
Na certidão da minha avó paterna, ao lado do nome do pai dela ( meu bisavô Francisco Carvalho D'Oliveira ) , está escrito: 'nacionalidade portuguesa' e temos os nomes dos pais dele: Antônio D'Oliveira e Maria dos Santos. 😔 Até hoje tentamos descobrir de onde era meu bisavô e consequentemente minha bisavó. Meu pai e meus tios eram crianças quando os conheceram mas ninguém se preocupava em conhecer a história completa dos avós naquela época. A minha bisavô inclusive faleceu na casa da minha avó e meu pai viu a avó dando o último suspiro. Pelo que sei, eles moraram em Ouro Preto / Minas Gerais e alguns dos filhos nasceram e foram batizados lá. E quase com certeza, no fim da vida compraram uma casa em Belo Horizonte, no bairro de Santa Tereza, onde depois uma das filhas deles, que conheci como tia Cristina morou com a minha bisavô quando meu bisavô faleceu. Essa pesquisa é de imenso valor emocional pra mim e para o meu pai que irá completar 89 anos de vida no início de março. Meu grande sonho é encontrar registros deles e conhecer melhor suas histórias e lutas. Repito os nomes dos meus bisavós: Francisco Carvalho D' Oliveira ( e Maria dos Santos. Os nomes dos filhos deles que conseguimos nos lembrar são: Abel Carvalho de Oliveira não sabemos se nasceu em Portugal, no navio ou já no Brasil. Ele foi o declarante e padrinho na certidão da minha avó e já era casado com Maria Christina dos Santos, no Brasil tiveram três filhos. Arlindo Carvalho, Minha avó 'Armelinda Maria'. Christina, ou Cristina ou Ana Cristina ( desconfio pq até agora todos iniciam com a letra A). Talvez tenha um Antônio porque minha avó falava muito e Albertina. Possivelmente tiveram mais filhos e todos falecidos.
Encontrei até agora as fotos de registros de batismo da minha avó Armelinda e do irmão dela Arlindo. Foram batizados na Igreja Nossa Senhora da Conceição em Ouro Preto MG Brasil. Também faleceram no Brasil. Por enquanto em nenhum desses registros possui mais informações sobre meu bisavô Francisco. Ele faleceu possivelmente em Belo Horizonte ou em Ouro Preto e acredito que tenha sido a partir de 1906, pois minha avó era a caçula e nasceu em 1 de abril de 1907 em Ouro Preto.
Algo me diz no fundo do meu coração que talvez seja Viseu o lugar de onde eles vieram. Meu pai diz que pode ser Viana do Castelo. (?) Mas o nome dele era muito comum e pode ser em muitos lugares de Portugal. E também podemos ter os erros de grafia em alguns documentos. Por favor! Ajudem-me a encontrar qualquer registro do meu bisavô. Eu sou grata a ele por minha vida. Sem meus antepassados eu não estaria aqui nessa vida. Gratidão!
Laatst gewijzigd door valbmendes op 23 april 2021, 13:07, 1 keer totaal gewijzigd.
afonsomira1
male
Berichten: 1
Boas,
Eu vou tentar lhe ajudar.

Poderia me apenas confirmar umas informações?
Diga me se as seguintes informações estão corretas.

Seu bisavô: Francisco Carvalho D'Oliveira
Pai de bisavô: Antônio D'Oliveira
Mãe de bisavô: Maria dos Santos

Possível local de nascimento: Viseu

Primeiro filho de seu bisavô: Em 1 de abril de 1907 em Ouro Preto.

Confirma que estão corretas estas informações?

Qual seria o nome da esposa de seu bisavô ?
valbmendes
valbmendes
Berichten: 6
Bom dia, Afonso!
Desde já agradeço a sua ajuda.
Então, seguem informações atualizadas, todas como as tenho até o momento. Pode ser que tenha algum erro de grafia nos nomes deles. Por exemplo: no sobrenome do meu bisavô no assento de minha avó consta a grafia D' Oliveira. ( Francisco Carvalho D' Oliveira). É possível que seja dessa forma porque consta o nome do pai dele também com D' Oliveira. Já no nome de um dos filhos dele, que talvez veio de Portugal com ele é grafado como: Abel Carvalho de Oliveira. Pode ser assim ou pode ser um erro do escrevente no momento do registro.

Pai: Antônio D' Oliveira
Mãe: Maria dos Santos

O nome da esposa dele também consta como ' Maria dos Santos'. Não sabemos se eles eram casados de fato, se ela recebeu sobrenomes ao se casar.

A data que você citou 01 de abril de 1907 é a data de nascimento da minha avó 'Armelinda' ( filha caçula dos meus bisavós e nascida no Brasil em Ouro Preto). Consegui a foto do registro dela na igreja da Conceição em Ouro Preto.

O Arlindo Carvalho outro filho deles nasceu em 1905 no Brasil, em Ouro Preto. Batizado também na igreja da Conceição em Ouro Preto. Consegui a foto do batismo dele também. Mas em nenhum consta a naturalidade dos pais.

E o Abel Carvalho de Oliveira outro filho é mais velho que minha avó e o Arlindo. E meu pai conta que ele pode ter nascido no navio que os trouxe. Meu pai o conheceu e meu tio avô faleceu no Brasil após 1958, de Câncer. Infelizmente meu pai não tinha curiosidade de saber mais sobre tudo e seus outros antepassados quando teve contato com esse tio. Até o momento não consegui mais nenhuma informação aqui no Brasil desse meu tio avô, o Abel. Sei que ele trabalhou em dois hotéis como Máitre da cozinha mas os hotéis fecharam. Era minha esperança de encontrar qualquer documento dele aqui para ver se consta a naturalidade dos pais dele. Por causa da pandemia terei que adiar minha ida a Ouro Preto, Minas Gerais para visitar cartórios a fim de tentar a pesquisa de certidões ou registros quaisquer de casamentos, óbitos, etc.

Meu pai me contou que o avô dele, o Francisco teve um pequeno comércio em Ouro Preto. E a casa em que moravam hoje não existe mais. Enviarei as fotos dos registros de nascimento e batismo de minha avó e do irmão dela o Arlindo.

Nunca consegui pesquisar passaportes, listas de embarque para o Brasil. Também não sei informar o ano que vieram para o Brasil. Acredito que seja por volta de 1880.
Bijlagen
Certidão de Nascimento da minha avó Armelinda onde consta a informação que o pai dela era de Portugal
Certidão de Nascimento da minha avó Armelinda onde consta a informação que o pai dela era de Portugal
valbmendes
valbmendes
Berichten: 6
Foto do registro de batismo da minha avó onde vemos os nomes do pais mas não existe informação da naturalidade dele.
Bijlagen
Registro de batismo da minha avó Armelinda... que nenhum e nó sabíamos que ela se chamava Armelinda Maria. No assento de Nascimento onde o irmão dela o Abel foi o declarante consta somente Armelinda e sem os sobrenomes dos pais dela.
Registro de batismo da minha avó Armelinda... que nenhum e nó sabíamos que ela se chamava Armelinda Maria. No assento de Nascimento onde o irmão dela o Abel foi o declarante consta somente Armelinda e sem os sobrenomes dos pais dela.
valbmendes
valbmendes
Berichten: 6
afonsomira1 schreef: 23 april 2021, 12:25 Boas,
Eu vou tentar lhe ajudar.

Poderia me apenas confirmar umas informações?
Diga me se as seguintes informações estão corretas.

Seu bisavô: Francisco Carvalho D'Oliveira
Pai de bisavô: Antônio D'Oliveira
Mãe de bisavô: Maria dos Santos

Possível local de nascimento: Viseu

Primeiro filho de seu bisavô: Em 1 de abril de 1907 em Ouro Preto.

Confirma que estão corretas estas informações?

Qual seria o nome da esposa de seu bisavô ?

Boa tarde, Afonso!
Há muito tempo não entrava por aqui. Acho esse site muito complicado.
Enfim, em abril do ano passado, uma boa alma adicionou informações na minha árvore do Familysearch e entrei em contato por mensagem. Como um milagre ele tinha os registros do meu bisavô e família 😍 Ele faz pesquisas pela cidade onde nasceu e onde meus bisavós moraram no Brasil. Quem não era familiar dele , ele indexava em árvores no site. Que bênção! Ano passado mesmo solicitei os documentos portugueses.
Agora falta descobrir os óbitos dele e da minha bisavó com certeza no Brasil. Mas não sei onde e quando aconteceu. Tenho a sensação que a história está sem fim. Continuarei a pesquisa pra tentar encontrar
Plaats reactie

Terug naar “Portugal”